Está precisando ter acesso a algum benefício social e ainda não sabe o que é NIS do Cartão Cidadão? Fique tranquilo!

Neste artigo, vamos explicar o que é NIS do Cartão Cidadão, explicar onde você consegue identificá-lo e falar também sobre os benefícios que esse programa oferece.

O Número de Identificação Social (NIS), também conhecido como PIS/PASEP ou NIT (quando emitido de outras vias), é um número usado por quem precisa obter algum benefício social do Governo Federal, por meio da Caixa Econômica.

O NIS é gerado pela base de dados do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), que traz todas as informações sobre quem recebe benefícios como o FGTS, Bolsa Família, Abono Salarial e muito mais.

Onde consigo ver o meu NIS

Agora que você já sabe o que é NIS do Cartão Cidadão, vamos explicar onde encontrá-lo. Você pode ver o seu número NIS no Cartão Cidadão, na Carteira de Trabalho, ou até mesmo no extrato do FGTS.

Também dá para fazer a consulta pela internet, com o seu CPF, no site Meu INSS ou no Cadastro Nacional de Informações Sociais (Cnis).

Em qualquer um desses sites, você consulta o NIS usando apenas dados pessoais e documentos básicos, como: nome da mãe, CPF, RG, etc.

Quais benefícios tenho acesso com o Cartão Cidadão

Com o NIS e com o Cartão Cidadão em mãos, você tem acesso a vários benefícios sociais, como explicamos acima.

Para pedir o Cartão Cidadão, é só ir até uma agência da Caixa ou ligar para o número 0800 726 0207. Com a documentação que abordamos no tópico anterior, você consegue emitir o seu cartão.

Confira a lista de benefícios que o Cartão Cidadão dá acesso:

  • Abono Salarial;
  • Bolsa Família;
  • FGTS;
  • PIS;
  • Seguro-desemprego.

Agora que você já sabe o que é NIS do Cartão Cidadão, é só ir atrás dos seus direitos e solicitar os benefícios que precisa. Boa sorte!

O que é NIS do Cartão Cidadão