Você sabia que há como saber se tem inventário em andamento? Para isso, é só consultar o processo, desde que ela tenha sido iniciada previamente, pela internet ou presencialmente.

Quando você encontra com um processo de inventário após a morte de uma pessoa, existem vários trâmites jurídicos que devem ser feitos. Neste artigo, vamos explicar cada um deles te ensinar a como saber se tem inventário em andamento. Confira!

Como explicamos acima, para ter como saber se tem inventário em andamento você pode ir até o fórum em que ele foi registrado. Basta apresentar a documentação ou o número do processo, para liberar o acesso.

Pela internet, você pode fazer a mesma coisa acessando o site do Tribunal de Justiça do seu Estado. Com o número do processo em mãos, é só clicar na aba de “consultar processos” do site.

Como começar o processo de inventário

Para iniciar o seu inventário, você deve iniciar o processo em até 60 dias após a morte da pessoa em questão. Esse é o prazo estipulado pela lei.

O inventário segue um modelo padrão estabelecido pela justiça. Com a ajuda do seu advogado, é possível montar um documento com os dados de todos os envolvidos, para esclarecer todas as questões de herança, caso existam.

Para fazer o inventário você precisa de dados pessoais do requerente, dados residenciais e informações da vara do processo. Além disso, é preciso levar todas as informações pessoais sobre o autor da herança e seus herdeiros, caso eles existam.

O que faço com o inventário pronto

Depois do levantamento de informações e bens, o processo caminha para uma resolução judicial ou extrajudicial. No caso de resoluções extrajudiciais, todo o processo se encerra geralmente entre três e seis meses.

No caso de disputas judiciais, tudo pode se estender por anos, dependendo da situação familiar dos requerentes.

Como Saber Se Tem Inventário Em Andamento